Fórum – Quais os caminhos para acabar com o racismo no Brasil?

Para alunos do 2ºC

Atividade Final

Após discussão em sala de aula, vídeos e artigos presentes no blog e internet acerca do tema racismo velado, responda a questão: Quais os caminhos para acabar com o racismo no Brasil?

Este fórum também está disponível na nossa página do facebook

Não esqueça de colocar o Nome e o nº

mafaldapreconceito2.3

O Racismo

– Escuta aqui, ó criolo…

– O que foi?

– Você andou dizendo por aí que no Brasil existe racismo.

– E não existe?

– Isso é negrice sua. E eu que sempre te considerei um negro de alma branca… É, não adianta. Negro quando não faz na entrada…

– Mas aqui existe racismo.

– Existe nada. Vocês têm toda a liberdade, têm tudo o que gostam. Têm carnaval, têm futebol, têm melancia… E emprego é o que não falta. Lá em casa, por exemplo, estão precisando de empregada. Pra ser lixeiro, pra abrir buraco, ninguém se habilita.

Agora, pra uma cachacinha e um baile estão sempre prontos. Raça de safados! E ainda se queixam!

– Eu insisto, aqui tem racismo.

– Então prova, Beiçola. Prova. Eu alguma vez te virei a cara? Naquela vez que te encontrei conversando com a minha irmã, não te pedi com toda a educação que não aparecesse mais na nossa rua? Hein, tição? Quem apanhou de toda a família foi a minha irmã. Vais dizer que nós temos preconceito contra branco?

– Não, mas…

– Eu expliquei lá em casa que você não fez por mal, que não tinha confundido a menina com alguma empregadoza de cabelo ruim, não, que foi só um engano porque negro é burro mesmo. Fui teu amigão. Isso é racismo?

– Eu sei, mas…

– Onde é que está o racismo, então? Fala, Macaco.

– É que outro dia eu quis entrar de sócio num clube e não me deixaram.

– Bom, mas pera um pouquinho. Aí também já é demais. Vocês não têm clubes de vocês? Vão querer entrar nos nossos também? Pera um pouquinho.

– Mas isso é racismo.

– Racismo coisa nenhuma! Racismo é quando a gente faz diferença entre as pessoas por causa da cor da pele, como nos Estados Unidos. É uma coisa completamente diferente. Nós estamos falando do crioléu começar a freqüentar clube de branco, assim sem mais nem menos. Nadar na mesma piscina e tudo.

– Sim, mas…

– Não senhor. Eu, por acaso, quero entrar nos clubes de vocês? Deus me livre.

– Pois é, mas…

– Não, tem paciência. Eu não faço diferença entre negro e branco, pra mim é tudo igual. Agora, eles lá e eu aqui. Quer dizer, há um limite.

– Pois então. O …

– Você precisa aprender qual é o seu lugar, só isso.

– Mas…

– E digo mais. É por isso que não existe racismo no Brasil. Porque aqui o negro conhece o lugar dele.

– É, mas…
– E enquanto o negro conhecer o lugar dele, nunca vai haver racismo no Brasil. Está entendendo? Nunca. Aqui existe o diálogo.

– Sim, mas…

– E agora chega, você está ficando impertinente. Bate um samba aí que é isso que tu faz bem.

Luis Fernando Veríssimo

Anúncios

15 comentários sobre “Fórum – Quais os caminhos para acabar com o racismo no Brasil?

  1. Neese dialogo da pra entender que existe sim racismo no Brasil e a pessoa que diz nao ser racista é uma pessoa muito preconceituosa pois nesse dialogo ele nen deixava o negro falar a hr que o negro ia fala ele interrompia por isso ele fala que os negros tem seus lugares por muitas pessoas racistas nao dão oportunidade para as pessoas negras e isso é oque falta muito no Brasill oportunidade igual pra igual,igual para negros e para brancos somos todos iguais cor nao define caráter nen inteligencia

    numero:46

    Curtido por 1 pessoa

  2. O racismo já virou uma coisa banal. As pessoas se acostumaram com essa situação, foi criada uma zona de conforto. Isso faz com que as pessoas não vejam mais o racismo, fecham os olhos para ele e fingem que está tudo certo. Temos que abrir os nossos olhos para o racismo e dar o nosso máximo para acabar com ele! Conscientizar é o caminho…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Eu acredito que o fim para o racismo é a nossa própria conscientização, entender que os negros e os brancos são iguais e que o que nos torna diferente é apenas a quantia de melanina que possuímos .

    Nós negamos ser racistas, mas quando nós mulheres estamos sozinhas na rua e vem de frente com nós ja seguramos a bolsa com medo de ser roubadas, quando temos um amigo negro logo damos algum apelido racista para ele, inconscientemente .

    Curtido por 1 pessoa

  4. o racismo! um problema que está presente no Brasil inteiro e no mundo, mas para acabar com o racismo temos que nos colocar no lugar do próximo, para perceber que todos somos iguais. Independente da cor ou raça, todos temos os mesmos direitos.

    Curtir

  5. É preciso que as pessoas tenham mais consciência e amor ao próximo e saber que independente da sua cor,temos que ser solidários com o próximo e saber respeitar ao outro mesmo com as diferenças entre eles
    Numero:10

    Curtir

  6. Que hoje em dia muitas pessoas ainda falam, que não existem mais racismo no mundo, mas está errado pois ainda tem muitas formas de ver racismo como na TV, nas escolas etc.Para a realidade do racismo mudar eu acho que as pessoas devem começar com ela mesmo com amor ao próximo, dependendo da sua cor. Numero:25

    Curtido por 1 pessoa

  7. Acredito que para acabar com o racismo há dois caminhos: as pessoas por si só têm que se conscientizar de que não devem haver diferenças por causa da cor da pele e assim, aos poucos, o racismo diminuirá. O outro caminho é a conscientização das crianças e das gerações mais novas. É muito mais fácil educar para que essas crianças não cresçam/formem tais ideias racistas, do que tentar convencer os mais velhos, que já têm suas ideias formadas e na maioria das vezes, não aceitam outras opiniões e ideias. Com esses dois caminhos, persistência e paciência, a sociedade pode ir mudando e quem sabe, não exista ou exista muito pouco racismo nas próximas gerações. Isso é um trabalho que depende de todos e, infelizmente, conseguir a erradicação do racismo não terá um resultado imediato é um processo longo.
    – Letícia Silva de Oliveira, n° 23.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Para o fim do racismo é necessário que cada pessoa, dentro de si acabe com ele. Não digo que o racismo seja como uma doença em que tomamos remédios e somo sarados. O racismo é algo que mais demonstra a ignorância e arrogância do ser humano, deixando a cor falar mais alto que a voz. As lagrimas que escorrem pelos olhos são as mesmas independente da cor, assim como os sorrisos são iguais independente da cor. Assim como em um arco-iris em que todas as cores são importantes para o colorir, também o mundo, que é colorido por suas diferentes cores de pele.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Numero 38 as pessoas de hoje em dia não sabe o que é o racismo isso tras consequencia paras que sofre racismo as pessoas deveria mudar o que elas pensam

    Curtir

  10. numero 22
    Para acabar com o racismo no mundo deveria haver leis mais severas, como punição pra quem infringir a lei !

    Curtir

  11. No Brasil foi implantado o sistemas de cotas para universitários que são negros pardo índios para serem benefíciados em concurso em faculdades e trabalho esses sistema foi aprovado no Brasil ah pouco tempo.
    Eu não acho certo esses sistemas de cotas no Brasil pq eu acho que nem pq vc e negro ou de outra raça voce tem a capacidade menor que hum branco pra passa nem hum concurso, a maioria do negros tem menos condições mais eu acho que eles tem que passar por esforço e não rança do a vaga de outro mais capacitado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s