Sobre

Este blog foi criado com o objetivo de identificar o racismo velado presente nos meios de comunicação de massa. Trata-se de um projeto piloto que encontra-se em desenvolvimento, por isso, será um prazer receber a sua colaboração. 

Priscila Cardoso

INTRODUÇÃO

Os negros, ao longo da história do Brasil, têm sido, juntamente com os índios, os mais discriminados. Essa questão deve ser abordada na escola, incluída objetivamente no currículo, de tal forma que o aluno possa identificar os casos, combatê-los, buscar resolvê-los, fazendo com que todos sejam cidadãos em igualdade de condições, a despeito das diferenças e especificidades que possam existir. (LOPES, 2005, p.187)

Embora muitos acreditam na democracia racial, como bem expôs Lopes, é possível perceber a discriminação presente em nossa sociedade. Discriminação racial, segundo conceito estabelecido pelas Nações Unidas (Convenção da ONU/1966, sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial), significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferências baseadas em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica, que tenha como objeto ou efeito anular ou restringir o reconhecimento, o gozo ou exercício, em condições de igualdade, os direitos humanos e liberdades fundamentais no domínio político, social ou cultural, ou em qualquer outro domínio da vida pública.

De forma velada, o racismo está presente em algumas atitudes, em discursos, nas escolas, no currículo, nos livros didáticos e principalmente nos meios de comunicação. Como grande parte da população brasileira possui acesso aos canais abertos, vê-se necessário focar a pesquisa nos meios de comunicação de massa e assim propiciar ao aluno um olhar crítico da sua realidade.

Assim como o tema, a metodologia também é importante. Vivemos na era digital e os jovens estão conectados quase que constantemente, portanto, é fundamental aproveitar essa dinâmica e promover um trabalho que vai além dos muros da escola e assegurar que o estudante seja protagonista no processo da construção do seu conhecimento. Acredita-se que através do blog, com um vasto material disponível na rede e o professor como mediador do conhecimento, o aluno seja capaz de aprender e compreender de maneira significativa.

OBJETIVO GERAL

Mostrar que existe um racismo velado no Brasil e que a imagem dos negros nos meios de comunicação ainda é inferiorizada perante o branco. Concomitantemente, promover o respeito pelas diversas etnias.

Questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Identificar a participação dos negros nos meios de comunicação de massa bem como, novelas, comerciais, programas, revistas, jornais, rádios e internet.
  • Analisar e refletir criticamente sobre a desigualdade racial no Brasil a partir da representatividade do negro nos meios de comunicação de massa;
  • Colaborar com os conteúdos do blog de forma que o aluno seja protagonista no processo da construção do seu conhecimento;
  • Aprender a trocar experiências e conhecimentos com os seus pares, respeitando as diferenças de ideias;
  • Saber ler e interpretar imagens

METODOLOGIA

Para iniciar as atividades, será exibido o documentário Vista minha pele e uma reportagem do programa CQC.  Ambos os vídeos estão disponíveis aqui no blog e servem como introdução ao tema.

Em seguida, será realizado um bate-papo sobre os vídeos assistidos e espaço para opinar sobre o tema.

Os alunos deverão se organizar em grupos de até 5 integrantes e receberão um roteiro de pesquisa:

Grupo I – Intervalos Comerciais (Nacionais)

Objetivo: Observar os intervalos comerciais e identificar se há uma presença significativa da etnia negra

Roteiro de pesquisa

Período: 2014/2015

Tipo: Canais abertos

Quantidade: Mínimo: 04 intervalos sendo 02 intervalos de emissoras diferentes

Observações:

 – Quais as emissoras e horários dos comerciais observados?

– Quantos comerciais foram analisados? Quantos de cada emissora?

 – Quantos negros aparecem em cada comercial?

 – Quais os papéis representados por negros em cada comercial?

– Qual a marca/produto veiculado em que houve a presença de negros?

Grupo II – Capas de revistas femininas

Objetivo: Analisar as revistas femininas e identificar a presença de mulheres negras na capa.

Roteiro de pesquisa

Período: 2014/2015

Tipo: Impressa ou Eletrônica

Quantidade: dos últimos 12 meses, no mínimo duas marcas de revistas

Observações:

 – Quais as marcas e quantas revistas de cada marca foram analisadas?

 – Quantos mulheres negras foram capas de revistas? Por marca e total.

 – Na capa, existe alguma matéria específica para a mulher negra? (Cabelos, maquiagens). Especifique.

Grupo III – Programas de TVs

Objetivo: observar os variados programas e telejornais e verificar se há participação dos negros como apresentadores e jornalistas

Roteiro de pesquisa

Período: 2014/2015

Tipo: canais abertos

Quantidade: observar no mínimo 04 programas, sendo 02 programas de emissoras diferentes

Observações:

– Quais as emissoras e horários dos programas observados?

– Quantos programas foram analisados? Quantos de cada emissora?

 – Quantos negros são apresentadores e jornalistas?

Grupo IV – Novelas

Objetivo: Verificar como se apresenta o negro nas novelas

Roteiro de pesquisa

Período: 2014/2015

Tipo: Canais abertos

Quantidade: pesquisar uma novela de cada emissora (mínimo 02 emissoras)

Observações:

– Quais as emissoras e horários das novelas observadas?

– Quantos novelas foram observadas? Quantas de cada emissora?

 – Quantos personagens negros existem no núcleo principal de cada novela?

 – Quantos personagens negros são os protagonistas?

 – Dos personagens negros, quais as profissões?

Grupo V – Internet

Objetivo: Identificar o preconceito racial nos comentários de usuários participantes das redes sociais.

Roteiro de pesquisa

Período: 2014/2015

Tipo: redes sociais

Quantidade: Mínimo: 02 redes sociais

Observações:

 – Observar comentários racistas implícitos ou explícitos e reunir alguns prints para análise.

 

Após análise dos conteúdos, os grupos deverão elaborar um relatório com os resultados obtidos. Cada grupo possuirá um aluno coordenador que ficará responsável por criar um post no blog e postar a pesquisa realizada pelo grupo. No post deverá conter: um título, uma imagem relacionada ao tema, o roteiro de pesquisa devidamente preenchido e considerações finais.

Além do blog, foi criada uma página no facebook para divulgação e compartilhamento dos conteúdos para o público em geral.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será em duas partes: Processo e produto final

Processo:

 – Participação efetiva: interação com o grupo e os demais – dialogar, discutir, argumentar, expor seu ponto de vista;

 – Iniciativa: propor ideias novas, apresentar materiais complementares;

 – Pontualidade: apresentar as atividades no tempo proposto;

 – Criatividade: mostrar-se criativo na campanha contra o racismo, com desenhos, frases, imagens, situações, etc.

Produto final

Grupo

 – Cada grupo deverá elaborar um cartaz ou um banner digital com os resultados obtidos, promover o respeito a diversidade e divulgar o blog. Todos os cartazes serão disponibilizados no mural da escola;

Individual

 – Cada aluno deverá participar do fórum do blog com pelo menos um comentário sobre a seguinte pergunta: Quais os caminhos para o fim do racismo no Brasil?

O aluno deverá expor seu ponto de vista com coerência e respeitando as normas da Netiqueta.

Alunos participantes em 2015: 2º C – EE Virgílio Capoani – DE Bauru

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s